cover
Tocando Agora:

Trump fala em "partilha de territórios" da Ucrânia, mas Zelensky rejeita negociação

Presidente dos EUA afirmou que a Ucrânia ficará "com muito território", sem especificar quais; líder ucraniano insiste que não abrirá mão de nenhuma área ocupada pela Rússia.

Trump fala em "partilha de territórios" da Ucrânia, mas Zelensky rejeita negociação
Reprodução

Após encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta terça-feira (19) a respeito de uma possível solução para a guerra.

Em entrevista à rede norte-americana Fox News, Trump afirmou que a Ucrânia ficará "com muito território", em referência às regiões atualmente ocupadas pela Rússia. No entanto, ele não detalhou quais áreas poderiam permanecer sob controle ucraniano em um eventual acordo.

Zelensky, por sua vez, tem reiterado que não aceitará qualquer negociação territorial com Moscou. Segundo o líder ucraniano, não há espaço para concessões de soberania, e qualquer solução para o conflito deve incluir a recuperação de todas as regiões sob ocupação russa.

As declarações de Trump contrastam com a posição firme de Kiev, reforçando as divergências quanto ao caminho para encerrar a guerra.